O BRINCAR HEURÍSTÍCO

“O brincar heurístico é um brincar de liberdade de escolha. É o resgate do imaginário e da alegria de ser criança.”

O brincar heurístico é a descoberta que oferece aos educadores novas formas de explorar a imaginação e criatividade das crianças na Ed. Infantil, uma brincadeira de descobrir, experimentar, e reinventar.

O brincar heurístico não dever ser compreendido como simplesmente fornecer materiais não estruturados ou sucatas as crianças, uma vez que o brincar heurístico demanda organização que pode acontecer em três modalidades: O Cesto de Tesouros, o Jogo Heurístico e a Bandeja de Experimentações.

Para que o brincar heurístico seja produtivo e tranquilo é necessário uma seleção de objetos não estruturados como: colheres, chaves, pegadores, pinhas, cones, cilindros de plásticos e metais, pedaços de madeira, e uma diversidade de objetos que para muitos não tem valor algum, mas que em contra partida em um ambiente escolar esses materiais podem virar um baú de tesouros.

De modo organizado e criativo ao ofertar esses materiais diferenciados, o educador tem que ter consciência que as opções devem ser ricas e diversificadas, fazendo com que o ambiente seja o primeiro educador impactante, de forma que as crianças possam ter liberdade de escolha em suas criações, se tornando mais ativas e participativas. Apropriando- se do material que não é pronto a criança escolhe os papeis e a forma com que irão brincar, descobrindo estímulos e qualidade em suas experiências.

O papel do educador no brincar heurístico tem grande importância, pois ele organiza o ambiente, observa a interação das crianças com seus pares, com os materiais e com o espaço. Na organização do brincar heurístico o educador deve levar em consideração o encantamento das crianças, para que elas consigam se apropriar e interagir com os materiais ofertados sem a intervenção de um adulto.

“ Brinquedos prontos limitam a criatividade da criança. O dever do educador é acordar a criança que está adormecida, trazendo a alegria de inventar e construir. ”

As crianças precisam ter contato com esses materiais diferenciados em sua infância, pois são ferramentas facilitadoras para seu imaginário, ao contrário de muitas crianças não terem acesso ao brincar livre em casa ou em outros espaços, a escola como ambiente explorador tem a oportunidade de oferecer-lhes tais experiências, trabalhando sua criatividade, socialização, e coordenação.

Para a realização das brincadeiras heurísticas é necessário a seleção três grupos iguais, para a escolha dos materiais é indispensável que os objetos não sejam estruturados, objetos de fácil aquisição, que podem ser encontrados na natureza, recolhidos em casa, ou confeccionados para a brincadeira, objetos que possibilitem diversas formas de brincar,

Veja algumas dicas de como preparar o espaço de acolhimento.

CESTA DO TESOUROS:

A cesta de tesouros deve ser ampla e de fácil acesso para que os objetos sejam visíveis para as crianças. Além de ser divertido, incentiva os pequenos na experimentação de novas texturas.

Os objetos podem ser tecidos, metais, madeiras, materiais naturais, boneca e urso de pelúcia.

CAIXA DE OVO

Disponibilize a caixa de ovo em uma um espaço amplo na qual a criança possa estimular a coordenação motora fina, o movimento de pinça e a concentração.

CAIXA DE PAPELÃO

Brincar com caixa de papelão é muito divertido e prazeroso. Além disso, estimula a coordenação motora, desenvolve habilidades de raciocínio lógico e estimula a imaginação.

ELEMENTOS DA NATUREZA

O contato com a natureza é um peça fundamental, pois permite que a criança explore o contato com diferentes texturas.

Por exemplo, uma casinha feita de barro, brincar com pedras, madeiras, folhas e terra.

BRINCAR HEURÍSTICO

Prepare um espaço tranqüilo e selecione alguns objetos para que as crianças possam explorar. A idéia principal é que seja materiais não estruturados.

Daniele Da Silva Marques
Fernanda Maria da Silva